segunda-feira, 29 de agosto de 2011

A HISTÓRIA NAS PROVAS DE VESTIBULARES

Aqui em Belém, bem como em todo o Brasil, se aproxima o período das provas de vestibulares. E o educando, que disputa uma vaga no ensino superior, se pergunta: “Como deve ser minha postura para realizar uma boa prova?”
Pretendendo colaborar para o sucesso deste aluno vestibulando, este blog dará, ao longo desses meses que antecedem as provas, algumas dicas para que o discente realize uma excelente prova de História. Vamos a primeira dica:
1°) Fique atento para as fontes documentais utilizadas pelas questões. Quando temos imagens, textos, gráficos, ou fontes de outra natureza, podem ter absoluta certeza que a resposta da questão está nas fontes utilizadas. A grande maioria dos processos seletivos, quando aborda as ciências humanas (aqui destacaremos a História), o gabarito das questões está na própria prova. Vamos ao exemplo:
(ENEM 2008) A Peste Negra dizimou boa parte da população européia, com efeitos sobre o crescimento das cidades. O conhecimento médico da época não foi suficiente para conter a epidemia. Na cidade de Siena, Agnolo di Tura escreveu: “As pessoas morriam às centenas, de dia e de noite, e todas eram jogadas em fossas cobertas com terra e, assim que essas fossas ficavam cheias, cavavam-se mais. E eu enterrei meus cinco filhos com minhas próprias mãos (...) E morreram tantos que todos achavam que era o fim do mundo.”
Agnolo di Tura. The Plague in Siena: An Italian Chronicle. In: William M. Bowsky. The Black Death: a turning point in history? New York: HRW, 1971 (com adaptações).
O testemunho de Agnolo di Tura, um sobrevivente da Peste Negra, que assolou a Europa durante parte do século XIV, sugere que
A) O flagelo da Peste Negra foi associado ao fim dos tempos.
B) A Igreja buscou conter o medo da morte, disseminando o saber médico.
C) A impressão causada pelo número de mortos não foi tão forte, porque as vítimas eram poucas e identificáveis.
D) Houve substancial queda demográfica na Europa no período anterior à Peste.
E) O drama vivido pelos sobreviventes era causado pelo fato de os cadáveres não serem enterrados.
Gabarito: A
Comentário: A questão acima fez parte do Enem 2008. Notem que a resposta se encontra na última frase (acima destacada) do texto utilizado pelo elaborador. A questão aborda o período histórico conhecido como “Idade Média”, entretanto, a habilidade fundamental exigida do discente é a interpretação da fonte, no caso aqui, o texto. Aliás, as questões do Enem são muito mais interpretativas do que conhecimento de conteúdo propriamente dito.

Um forte abraço e até a próxima dica!!!!


Um comentário:

  1. Na história de quase todos os países, é comum colocar no pedestal figuras públicas e até mesmo inventar virtudes de seu caráter. Acontece que na história da América Latina se vai muito além: escolhem-se como heróis justamente os homens que mais atrapalharam a política, mais arruinaram a economia, mais perseguiram os cidadãos. Por isso, não há como escapar. É ele, o falso herói latino-americano, que está sendo representado neste livro. Assim que puder eu irei ler. Abraços! :-)

    ResponderExcluir