sexta-feira, 21 de agosto de 2009

BELÉM 1 X 1 MANAUS

Durante todo o primeiro semestre de 2009 se discutiu muito a respeito sobre qual cidade da região norte seria a sede da copa do mundo de 2014 no Brasil. Belém ou Manaus? Para a tristeza dos paraenses Belém perdeu e Manaus ganhou o direito de ser sede. Esse episódio despertou uma rivalidade que até o presente momento estava adormecida desde o ciclo da borracha. Para quem não se lembra na virada do séc. XIX para o XX ambas as cidades viveram tempos gloriosos em virtude da riqueza produzida pelo látex das seringueiras: Processos de urbanização, políticas higienistas, construção de grandes obras, a importação do estilo de vida europeu (principalmente da França) deram a essas cidades um grande destaque no cenário nacional. Belém, nesse contexto, saiu na frente de Manaus em virtude de uma melhor posição geográfica de seus portos que facilitava a saída dessa borracha para o mundo.
Portanto, se somarmos o placar, certamente o resultado seria: Belém 1 x 1 Manaus, mas isso pouco importa. O melhor seria que as duas cidades caminhassem juntas para o progresso pois desta forma quem ganharia era a região norte excluída historicamente do processo de construção deste país.

Produzido por Leonardo Oliveira.

2 comentários:

  1. Caminhar para o progresso...isso é positivismo rapá!hehehe Sacanagem, parabéns pela iniciativa do blog! Espero que seja um bom canal para se debater e discutir questões concernentes a realidade social amazônica. Sobre o referido tema, acho que de fato essa rivalidade entre os dois estados existe desde o período da borracha. Em minha opinião é uma briga meio idiota, pois nenhum dos dois estados tem lá essa representatividade nacionalmente e o tempo que se perde investindo para ferrar o estado alheio, poderia ser utilizado para acelerar o desenvolvimento da região como tu falastes. Contudo, talvez, essa picuinha não estivesse tão adormecida assim...no século XX com as constantes políticas de integração da Amazônia podemos rememorar alguns episódios que serviram para acirrar ainda mais essa disputa. A grande questão é que se no século XIX e inicio do XX o Pará levou alguma vantagem com a látex, a partir da segunda metade do século passado Manaus atraiu crescentes investimentos e gozou de considerável desenvolvimento...o Pará, bem o Pará parou no tempo com uma gama de políticos dirigentes que só enxergam até o fim do mandato deles. Dai fica dificil avançar em alguma coisa...
    Agora cá pra nós, Remo e Payssandu são bem mais conhecidos nacionalmente do que os times de Manaus...que por sinal não recordo nenhum nome...2010 é ano de eleição quero só ver se isso não vai aparecer no horário eleitoral!!rs

    ResponderExcluir
  2. Bom...já ouvi algumas estórias de rivalidades contra paraenses em terras amazonenses. Também não sei se a recíproca é verdadeira. Mas, como bem mencionado pelos colegas, tal “picuínha” é histórica, remontando o final do séc. XIX com a economia do látex, quando Manaus e Belém disputavam o status de principal cidade ligada às benesses do comércio da borracha e do fausto dessa “bela época”. Todavia, não podemos nos esquecer de nossas semelhanças sócio-culturais (ontem e hoje) que de certa forma reforçam o caráter “ridículo” dessa rivalidade. Sem dúvida, isso funciona como um obstáculo para o desenvolvimento de nossa região como um todo – ou diria “progresso” (expressão em desuso?... apenas tolices de historiador). No entanto, ao mesmo tempo essa rivalidade pode ser salutar por estimular nossos governantes a buscarem algo melhor para seus respectivos estados. Mas, por favor, não me venham com trocadilhos de futebol! O que dizer de nossos clubes regionais atualmente? (Como diria uma dessas comediantes de fim de noite: - Prefiro nem comentar!...). Falando nisso, que bom (ou seria “que pena!”) que nossos políticos se animaram tanto por buscar investimentos para seus estados durante essa “febre” repentina de copa do mundo no Brasil. Aliás, que bom seria uma copa do mundo dessas todo ano aqui por cá, hein!?!?

    ResponderExcluir